" Tenho o desejo de realizar uma tarefa importante na vida. Mas meu primeiro dever esta em realizar humildes coisas como se fossem grande e nobres." Helen Keller
Quando se é adolescente começam surgir vários desejos, muito impulsionados por hormônios, mas não são estes os desejos a que me refiro, mas sim o desejo da formação pessoal.
A força e a determinação de um jovem é algo fantástico, as coisas parecem fáceis e nada pode atrapalhar os seus objetivos, a não ser a sua própria juventude.
Parece contraditório, mas vamos aprendendo com o tempo que a vida nos coloca em diversas situações contraditórias onde as "vantagem, quando mal utilizadas, pode não ser tão vantajosas assim".
Na nossa juventude contamos com um corpo maleável, um coração que é uma "maquina" fantástica, podemos compara-lo com um levantador de um time de voleibol, ou como um meio campista de um time de futebol, ambos alimentando o ataque com o objetivo de marcar pontos ou fazer o gol.
Assim é o coração trabalhando para o cérebro, dando condições, bombeando o sangue e levando oxigênio para que ele faça o seu trabalho.
Um coração trabalha a todo vapor e o cérebro no mesmo ritmo com suas ideias mirabolantes, revolucionárias estimuladas por um "corpo" saudável e disposto.
Neste período começam a surgir idéias, desejos e muita vontade de executar aquilo em que se pensou, as vezes não o suficiente.
Infelizmente esta máquina perfeita tem um prazo de validade, quando não interrompida de forma brusca, suas forças se esvaem naturalmente até já ter cumprido o seu papel.
A vida também é assim quando falamos em carreiras, em objetivos e formação. Quando estamos na melhor época onde temos a força da juventude e a vontade para abraçar o mundo, é quando precisamos criar as nossas bases, fortalecer as nossas estruturas e garantir uma vida mais leve no futuro para um coração que certamente estará cansado.
A cada dia que passa menos jovens pensam desta forma, está cada dia mais na "moda" o desejo de transformar, de mudar, de refazer e criar o seu próprio estilo de vida. Lendo assim parece algo normal e a maneira certa de se pensar, afinal o que tem de errado em querer buscar coisas novas e ser diferente desta sociedade tradicionalista?
Não tem nada de errado, quer dizer, no pensamento, mas erramos feio na maneira que buscamos isto para nossas vidas, infelizmente.
Uma parcela muito grande de jovens descobrem que foi apenas perda de tempo a tentativa de pular fases importantes da vida, quando se volta para o caminho de onde nunca deveria ter saído, se percebe que foram dias, anos perdidos com algo passageiro, algo que não somou nada, apenas subtraiu emergia.
Buscar objetivos não quer dizer, necessariamente, mudar tudo, criar novos caminhos, desmerecer o que já foi criado ou o modelo existente.
A modernidade existe é é algo real, novos pensamentos surgem a cada dia, a forma de ser, coisas que não eram aceitas antes e hoje se vê com normalidade, nada disto é errado, mas existe algo que não muda e jamais mudará. Enquanto tivermos a força da juventude e a disposição para alcançar objetivos, é esta a hora de se garantir na vida, buscar uma profissão, criando bases para que depois possamos realizar outros desejos, outros sonhos.
Todos aqueles que conquistaram coisas novas, que revolucionaram suas épocas, antes disto criaram bases sólidas em suas vidas. Costumo dizer que as únicas exerções a esta regra são os fanqueiros, mas nem todos nascem com este "talento".
Este texto é mais como um conselho, quando sonhamos e partimos para buscar este sonho, precisamos saber que existem degraus que não podem ser pulados.
Um sonho que se transforma em objetivo e é batalhado ignorando estes degraus, é como viver nas nuvens, tentar voar sem asas, alcançar as alturas tentando pular ao invés de subir degrau por degrau.
A alguns dias atrás comentei com uma pessoa muito importante para minha vida, falávamos sobre a saúde física, disse a ela que nem todos os alimentos são de gosto agradáveis, mas na vida nem todo gosto é doce, infelizmente algumas coisas necessárias são amargas.
As fases da vida são assim, nem todas elas são agradáveis para determinadas pessoas, muitas até gostam, mas gostando ou não estas fases são necessárias e quanto mais reclamamos delas pior elas ficam.
Cícero dizia: "Os desejos devem obedecer a razão"
Todos nós sabemos que é muito mais fácil falar do que fazer, usar a razão quando o desejo nos devorar é muito complicado, mas aqueles que conseguem isto são os que mais tem chances de vencer na vida.
Uma dica para que possamos ficar bem em todas estas fases de nossas vidas é; dar valor as pequenas conquistas, a coisas "chatas" mas necessárias. Festejar cada uma delas como uma vitória pessoal, porque o sorriso mesmo que imposto, alivia o gosto amargo de qualquer remédio.
Acredito que depois de ler até aqui se entenda melhor a frase inicial, convém voltar e ler novamente, agora com mais propriedade para entende-la.