“Não sei se escrevo crônicas, contos, poesias, piadas, verdades ou mentiras... Seja o que for, escreverei de forma breve como a vida....... Histórias breves de personagens breves que, em maior ou menor grau, são fragmentos do que sou e procuro eternizar.”

terça-feira, 29 de setembro de 2015

De Quem São os Defeitos?

Todos nós temos defeito, afinal não somos perfeitos, mas a grande virtude que uma pessoa pode ter é justamente reconhecer seus pontos fracos, suas falhas e tentar ao máximo se policiar sobre eles.

Este texto dedico as pessoas "legais", aquelas que muitas vezes não são compreendidas, que são usadas por outras pessoas que se julgam espertas, mas que na verdade são secas por dentro e não conseguem enxergar o valor em ninguém.

Quantas vezes tenho ouvido dizerem, “vou deixar de ser boba, não vou mais ser boazinha”. 

Quando ouço isto fico extremamente chateado, é como se a pessoa inocente e de bom coração tivesse que mudar para se adaptar as maldades de alguém e não o contrário.

Já imaginou se todas as pessoas honestas deste mundo entendessem que a solução é mudar o comportamento diante de um quadro de corrupção, se adaptando ao comportamento de desonestidade, tentando levar vantagens umas sobre as outras?

Só posso dizer que seria uma situação catastrófica.

Conheço uma pessoa com o coração maior que ela mesma, claro que isto é uma figura de linguagem, mas a bondade que vem daquela pequena, de pouco mais de um metro e meio, é o que a faz se agigantar diante da vida.
Quando a conheci logo percebi isto, alguém capaz de abdicar de coisas só para ver um sorriso em outro rosto.

Fico a imaginar quantos conselhos contrários ela deve ter ouvido ao longo de sua vida até aqui, quantas opiniões dizendo para deixar de ser assim, para se preocupar mais com ela, para viver mais sua vida, etc...

Todos conselhos óbvios e não podemos dizer que estejam errados, mas talvez nenhuma destas pessoas se preocupou em entender o que realmente a faz feliz.

Todos nós julgamos ter uma receita para o mal dos outros, mas sempre vamos ter como espelho aquilo que é bom para nós e não para elas.

O conceito de felicidade é variado, assim como o conceito de saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ser saudável não significa apenas a ausência de doenças, mas o completo bem-estar, social e mental, o que nos leva a felicidade.

Ser feliz nem sempre é buscar coisas para si, muitas vezes são as consequências de um ato de amor para com outra pessoa que faz a felicidade de alguém.
A felicidade é como uma trilha onde procuramos estar em paz, onde procuramos estar bem e viver dentro deste contexto do nosso dia a dia.

Não precisamos ser iguais para sobreviver, o que precisamos é ter a consciência de quem somos, quais nossas virtudes e limites, respeitar cada uma delas e realizar nossos desejos sem medo do que as pessoas vão falar ou pensar.

A natureza humana é uma, mas nem todas as pessoas são iguais, é exatamente esta verdade que faz a vida girar e quanto mais rápidos tomamos a consciência do nosso papel, das nossas qualidade e defeitos, mais rápidos teremos equilíbrio para continuar.

Se você é daquelas pessoas que costumam dar flores e receberem pedras, não mude seu comportamento, continue florindo a vida de alguém e se fortaleça com as pedras que recebe, aprenda com elas e construa a sua fortaleza. 
Certamente de lá poderá enxergar o grande jardim que ajudou a plantar. Não é você que tem defeito.






Ajude-nos a divulgar os nossos textos utilizando os "quadradinhos" abaixo para compartilhar. "Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias." Mário Vargas LIosa

Um comentário:

Todos os textos são registrados na Biblioteca Nacional e protegido pela lei de nª: 009610 de 19/02/1998. Sua reprodução só poderá ser feita mediante autorização.