“Não sei se escrevo crônicas, contos, poesias, piadas, verdades ou mentiras... Seja o que for, escreverei de forma breve como a vida....... Histórias breves de personagens breves que, em maior ou menor grau, são fragmentos do que sou e procuro eternizar.”

terça-feira, 14 de abril de 2015

Desenha para Eu Entender

Quem nunca ouviu aquela famosa pergunta em tom irônico: "... Entendeu ou quer que eu desenhe?"
É... tem razão... esta é velha, mas ouvi  muitas vezes, em vários momentos de descontração no meio de conversa com meus amigos, situações que levávamos na brincadeira e rendiam muitas risadas. Embora seja uma brincadeira, como já foi dito, mas em algum momento da nossa vida corremos o risco de precisar que alguém nos desenhe algo que não conseguimos compreender.
No meu caso gostaria que me desenhasse o que é o amor, pois na verdade nunca entendi completamente este sentimento. 
Recentemente me deparei com este desenho a baixo, foi incinerável como me veio imediatamente na mente a representação de duas pessoas apaixonadas me explicando este sentimento. 

Talvez quem esteja lendo agora e vendo o desenho não concorde, mas a compreensão tem este lado, nem todos os olhos conseguem enxergar a mesma coisa, a beleza da vida está ai, assim como o amor que nos faz ver detalhes que não são percebidos por outros.

A minha representação do amor é exatamente esta, duas pessoa e uma a tapar a visão e o entendimento da outra, ao ponto de se cegarem totalmente para a razão. 
Como se este sentimento fosse muito além de um olhar ou das formas físicas que a genética nos deu.
Não é simplesmente colocar nossas mãos em frente aos nossos olhos e deixar de ver, mas a verdadeira cena é que as mãos que tapam sua visão não são as suas, mas da pessoa amada. Como se estivesse dizendo - Sou eu quem estou te cegando.

Mas não entendam isto como algo ruim, talvez minha analogia a este desenho posso provocar um entendimento negativo do amor, não é esta a minha intenção, muito ao contrário.

Quando vamos ao médico e ele nos receita algum medicamento, antes de toma-lo sempre verificamos quais são as contraindicações, assim é o amor, sua única contraindicação é causar a cegueira. Mas esta cegueira não é de todo mal, na maioria das vezes é o resultado que esperamos.
Na receita do amor ainda vem escrito: "Fazer uso ao acordar e durante o dia, quantas vezes forem necessárias".

A perfeição deste desenho, no meu entendimento, é tão grande e tão clara que conseguiu desvendar um mistério que sempre me perseguiu, nunca antes tinha entendido por completo as consequências de se amar alguém, mas hoje está ai, em forma de estampa para que pudesse compreender.

Talvez a maior prova de amor de um casal seja esta, colocar suavemente suas mãos nos olhos de quem ama e dizer que a partir daquele momento estaremos juntos em todas as nossas limitações. 

A razão passa a ser o toque, o sentimento passa a ser a confiança e a vida passa a ser uma entrega a pessoa amada,  que vive nas mesmas condições, que não consegue se guiar sozinha, apenas juntas.

Alguém consegue compreender como apenas uma palavra da pessoa amada consegue causar tantas reações em nosso corpo e em nosso estado emocional?
Para quem não consegue responder esta pergunta, então imagine estas mesmas reações vividas entre duas pessoas distantes fisicamente que conseguem viver algo tão maravilhoso como o amor.

O amor é isto, entendeu ou quer que desenhe novamente?






Ajude-nos a divulgar os nossos textos utilizando os "quadradinhos" abaixo para compartilhar. "Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias."

Mário Vargas LIosa  
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os textos são registrados na Biblioteca Nacional e protegido pela lei de nª: 009610 de 19/02/1998. Sua reprodução só poderá ser feita mediante autorização.