“Não sei se escrevo crônicas, contos, poesias, piadas, verdades ou mentiras... Seja o que for, escreverei de forma breve como a vida....... Histórias breves de personagens breves que, em maior ou menor grau, são fragmentos do que sou e procuro eternizar.”

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Você Escolhe Voar ou Pousar

Você faz o que parece ser uma simples escolha:  Escolhe um parceiro (a), um emprego ou um bairro para morar. Na verdade sua real escolha não foi um parceiro (a), um emprego ou um bairro para morar, mas uma vida.

Diante das “pequenas” escolhas que fazemos na verdade grandes coisas vêm junto com elas, a mudança de uma vida inteira. 

Podemos passar anos sem viver absolutamente nada de importante, e de repente toda nossa vida se concentra em um só instante, no momento das nossas escolhas.

Já vivi situações assim, hoje vivo uma grande mudança em minha vida, diria que radical e tudo começou no momento em que disse “sim” a uma simples pergunta.
Geralmente as grandes mudanças acontecem através de pequenas decisões que tomamos e que nos acompanham para o resto de nossas vidas.
O importante é não se arrepender, mesmo que, aparentemente, sua escolha não foi a mais acertada, a caminhada não vai parar por este motivo, a vida não tem freio.
Acho que aprender a fazer escolha deveria ser matéria do berçário, só assim cresceríamos com mais intimidade para faze-las.

“Precisamos ensinar à próxima geração de crianças, a partir do primeiro dia, que eles são responsáveis por suas vidas. A maior dádiva da espécie humana, e também sua maior desgraça, é que nós temos o poder de escolha. Podemos fazer nossas escolhas baseadas no amor ou no medo.”  Elizabeth Kubler-Ross 

Na verdade devemos fazer nossas escolhas baseada em três fatores em conjunto, estes são os que particularmente entendo ser essenciais:  
Receio (medo), amor e razão. Se usarmos qualquer um deles separadamente corremos sério risco de nos dar muito mal.

Percebam que não coloquei "coragem", mas tem um motivo muito simples para isto, as decisões que tomamos por mais simples que possam parecer ou mais complicadas, não importa muito ter apenas coragem para enfrentar as situações.
É preciso ter "receio" que junto com o "amor" te impulsiona e com a "razão" te faz perceber ou entender que vela a pena seguir. Talvez estes três ingredientes juntos formem a "coragem racional"

Felizmente ou infelizmente para alguns, a vida não nos dá manual de como vive-la e  nada do que foi dito até aqui  resolverá  se não conhecemos nossos próprios limites.
A dose de medo, amor e razão para cada um de nós é diferente, por isto uns enfrentam situações que outros não enfrentariam.

Charles Millhuff dizia que um homem se define em três escolhas básicas:  As disciplinas que você decide manter, as pessoas com quem você decide estar e as leis que você decide obedecer.
Analisando estas três escolha poderá definimos quem somos.


Tudo são escolhas e para cada uma delas gera consequências, e nós, o que queremos de fato é ter a livre escolha, não importa o que isto passa custar ou onde possa nos levar, mas posso garantir que a felicidade é uma escolha que requer esforço.


terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Confiança e Coragem

“Perder dinheiro é perder pouco, perder a confiança é perder muito, mas perder a coragem é perder tudo, porque perderá a si mesmo.” Masutatsu Oyama

Na verdade a confiança e a coragem são duas coisas que andam juntas, às vezes depositamos nossa coragem em alguém e quando perdemos a confiança nesta pessoa a coragem se vai também.
São consequências que andam de mão dadas quando depositamos tudo que temos, nossos sentimentos mais puros e verdadeiros em outras pessoas que não em nós mesmos.

Sempre ouvimos dizer que devemos nos amar e só assim poderemos amar outra pessoa, talvez o sentido disto possa ser dito de forma diferente; deposite toda confiança em si, assim sua coragem estará guardada dentro de ti, com isto terá mais segurança para amar outra pessoa.

Minha mãe sempre dizia que: “O aborrecimento, este triste tirano de todas as almas que pensam, contra o qual a sabedoria pode menos do que a loucura.” Está bem, na verdade ela dizia esta frase, mas não era dela e sim do sr. George Buffon.

O aborrecimento vem quando perdemos a confiança em nós, quando pequenas coisas nos incomodam e tira nosso sono.
A falta de coragem para reagir nos aborrece, nos deixa deprimidos e nos tira toda a capacidade de reação, por estas e por outras muitas pessoas entram em depressão e vivem uma vida sem sentido, isto quando não as interrompem.
Tudo começa de forma pequena, as vezes não percebemos, afeta nossa confiança, no tira a coragem e  atinge aquilo que temos de mais precioso, o gosto pela vida. Perder a confiança em si é o primeiro passo.

“Meu filho, você tem que confiar”, agora sim  uma frase de alguém da minha família, meu pai, infelizmente ele não era confiável.

Mas como viver conflitos e mesmo assim permanecer em paz consigo e com as pessoas que importam para nós?

“Paz não é a ausência de guerra; é uma virtude, um estado mental, uma disposição para a benevolência, confiança e justiça.” Baruck Spinoza

Em outras palavras, estar bem consigo não quer dizer estar sem problemas, sem conflitos, precisamos aprender a conviver separando aquilo que nos prejudica e nos fortalecendo com o que realmente importa.

As maiores guerras são travada dentro de nós, muitas vezes causadas por coisas pequenas que não mais lembramos o que é. Outras vezes são motivadas por grandes coisas que aconteceram, mas que hoje já não faz mais sentido, não interferem em nossas vidas, apenas suas lembranças que fazem tantos estragos em nós.
Podemos viver em guerra interna ou externa, mas nunca perder nossas virtudes, perder a essência de quem somos e só assim nos manter abertos para algo novo, porque a vida não espera, não tolera, ela cobra.


quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

A Fidelidade que Importa

O dia amanheceu chuvoso, apesar de um verão quente, talvez a chuva tenha vindo para amenizar um pouco a dor que certamente aquele dia reservava.
O telefone tocou e do outro lado era ela, com voz tremula e sentimentos a flor da pele, me disse de forma hesitante.

- Oi, tudo bem? (Até então estava tudo bem)
- Sim, tudo bem. É tão bom ouvir sua voz logo pela manha.
- Precisamos conversar
- Sim, podemos conversar, hoje meu dia está tranquilo.

Talvez minha resposta tenha sido precipitada, mas quem poderia imaginar o que ainda tinha por vir?

- Não tenho coragem de ter esta conversa contigo pessoalmente, por isto resolvi ligar e te dizer que não dá mais, ainda te amo muito, mas não posso mais ficar com você; te trai e não foi só uma vez.

- Não posso acreditar, por que você fez isto comigo, sempre te dei liberdade de conversar, sempre te disse que se um dia conhecesse outra pessoa para ser clara comigo, por que fez isso?

Quando isto acontece todos as perguntas vem em nossa mente, mas as respostas não são claras, talvez porque não exista um “por que”.
Situações que a vida nos coloca, ironicamente a maior das decepções e causada por aquela pessoa mais próxima de nós, a pessoa que amamos, mas quem é a vitima e que é o culpado em uma situação como esta?

Com a cabeça quente ou para algumas pessoas mais exaltadas não demorariam em condena-la por ter traído, ter cometido a pior das traições, quando envolve o coração, o sentimento.
As vezes quem comete o ato da traição também foi traído por esta atitude, por um desejo incontrolável e depois que acontece se dá conta da grande burrada que fez, foi traída por seus impulsos.
Trair alguém e trair a si mesmo, são duas situações terríveis. Na primeira situação de uma traição deliberada, é uma dor que talvez com o tempo amenize, mas a segunda é algo que se carrega para sempre, porque somos o carrasco e a vítima ao mesmo tempo. Neste caso relatado aconteceu as duas traições, a pessoa amanda e a si mesma.

- Não sei porque fiz isto, aconteceu e queria te dizer que você é uma pessoa maravilhosa, não merecia.
- O que eu mereço então, por que não me deu o que eu merecia ao invés de me dar isto?
- Não sei explicar, talvez não sou a mulher ideal para você que sempre me deu tudo; talvez tenha sido esse o teu erro, não sei.
- Meu erro foi de dar tudo?
- Não sei dizer
- Te dei tudo porque te amo, não existe amor quando se nega a pessoa amada o que temos de melhor, por isto te dei tudo e nunca medi esforços para te agradar.
- Você se esforçava muito para me agradar e poucas vezes perguntou o que realmente me agradava.
- Então a culpa foi minha por sua traição?

Sempre existe algo mais em uma situação assim, as coisas não são claras como parecem, eles namoravam, ela o traiu e pronto. Não é assim que geralmente as coisas acontecem, sempre existe algo embutido que motiva uma ação, não que seja uma  justificativa, mas que impulsiona para uma atitude impensada dando coragem momentânea para que isto aconteça.

- A culpa não é sua, não existem culpados. (Frase típica)
- Sim existe culpado e reconheço meus erros, seria bom que você reconhecesse os seus.

A verdade é que não somo donos de ninguém, amamos e queremos a pessoa amada ao nosso lado, a viver os mesmos sonhos, a caminhar juntos na mesma direção, este é o desejo de todo casal.
O sentimento é algo que precisa estar sempre em primeiro lugar, falar tudo que se passa, inclusive as dúvidas, isto se chama ser honesto com quem nos ama, com quem se dedica e vive uma vida ao nosso lado.
Ter um relacionamento não é simplesmente sair para lugares juntos, beijos, abraços e momentos íntimos, mas também de cumplicidade nos bons e maus momentos.
Namorar alguém é confiar que a pessoa amanda irá entender suas dificuldades, mas jamais pensar que somos donos um do outro. Somos donos sim, mas dos sentimentos que temos, do desejo de estar perto, do carinho que podemos e queremos dar.
De que adianta proibi-la de fazer algo se não controlamos seus pensamentos, muito menos os seus desejos?

Sentimentos e desejos não conquistamos a força da pessoa amada, mas por merecimento, por vontade própria e é isto que fortalece uma união.
Somos seres capazes e racionais, por que deixamos a racionalidade de lado quando envolve o amor?
Algumas pessoas dizem que o amor é maior que nós e por isto acontecem atitudes que foge do nosso controle, mas isto não é verdade, porque o amor é protetor, o amor escolhe sempre se ferir ao machucar  a quem se ama.

Termino este texto, esta história verídica com a frase de Rainer M. Rike que descreve em uma frase a dificuldade do amor, porque o amor não é apenas um sentimento, mas também atos e responsabilidades.

"Um ser humano amar a outro talvez seja a mais difícil das tarefas, a mais importante, o ultimo teste e prova, o trabalho para o qual todos os trabalhos só foram preparação."




segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Desabafo e Libertação

"Finalmente viu o que tu és de verdade, uma pessoa que só pensa em si mesma, que diz tudo da boca para fora e metade são mentiras.
Para teu azar ainda vai se lembrar do que vivemos, nas tardes de domingo, naquele lugar que sempre estávamos.
Não irá mais ver aquele sorriso e não mais sentirá os abraços apertados de saudade. Pois é, quem é que vai te abraçar e ouvir suas histórias?
Quem é que vai ver contigo seus programas favoritos?
Lembra do brilho dos meus olhos quando te olhava?
Sempre foi evidente o quanto te amava, mas você não enxergou, não é?
Estava ocupada conversando com suas amigas e a falar de outros homens;  tinha tudo, mas não foi capaz de ver isto.
Acho que se lembra dos planos que fizemos juntos e agora não passam de meras lembranças. 
Com este teu jeito certinha mas toda torta, conquistou uma grande pessoa e o que te faltou?
Te dei tudo, mais do que merecia, mas tu ainda me verá bem, muito feliz e vai se perguntar:
“ O que eu fiz?”
Posso te dizer agora, meu amor foi demais para ti e como troca só queria só queria atenção, ser a sua primeira e única opção, só queria ser amado.

Por incrível que pareça ainda ha homens que sabem o que querem e o que dizem, aproveite meu conselho se não for  tarde demais;  nunca mais troque uma vida por um momento."

Autor desconhecido. 

Este texto ou desabafo foi encontrado em uma pagina da internet sem autor definido, por isto não mencionei o seu criador.
É interessante notar o quanto se encaixa em um percentual grande de pessoas, um drama vivido e que poderia ter sido escrita da mesma forma por várias outras pessoas, a dor seria a mesma.
Isto tudo só prova que somos mais parecidos do que pensamos, nossa capacidade de sofrer ou fazer outras pessoas sofrerem é igual o que se difere é apenas a recuperação, a "volta por cima" para alguém que passou por isto.
Para alguns pode demorar mais para se recuperar, para outros não tanto, mas o ponto principal é entender  que a capacidade que temos de sofrer ou fazer sofrer é a mesma.
Achei o texto interessante e resolvi postar com alguns ajustes, já que o português no original não foi muito observado, de qualquer forma mantive o essencial, ou seja, a dor sentida por quem escreveu.


 



(caso o autor queira reivindicar sua autoria, favor entrar em contato no e-mail: simppblog@gmail.com)

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Palavras que Ainda vou Dizer

Ela sorriu para mim quando falei do seu olhar, quando toquei em seu rosto e disse o quanto a amava.
Ela me disse em meio a lágrimas que me esperava a muito tempo, que meu calor era sentido mesmo que distante e meu perfume fazia parte de suas noites.
Olhei para ela como um presente que não mereço, como um cristal que precisa ser cuidado, mas com o desejo incontrolado de abraçar tão forte e nunca mais soltar.

Como é bom ter um amar assim, sentir que tudo que passou ficou bem distante em um passado que já não importa mais. Que hoje ao te ver aqui ao meu lado, tudo se faz novo e não desejo mais nada além do seu sorriso sempre presente, sua voz de criança e este fogo de mulher.

Quero meus braços no teu corpo e minha boca bem colada a sua, isto se chama "beijo", mas não aqueles beijos roubados ou dados apenas por carência, não...... Este é um beijo de amor, vindo do além da imaginação, de dentro do coração bem perto do entendimento a qual não se entende.

O que falar do sofrimento passado se hoje não lembro mais de nada, tudo ficou diferente, as cores mais vivas e meu sorriso sem controle. Minha face não sabe mais se controlar, por isto este sorriso bobo no meu rosto e minha boca só consegue dizer teu nome.

Se o amor é uma utopia, então o que é isto que sinto?
Não vou perder tempo tentando entender porque todo tempo do mundo que ainda me resta será pouco para viver tudo que desejo contigo.

Quando distante de ti, dormia embalado com a sensação de tua presença, acordava com o vento que soprava mansamente como um toque de suas mãos em meu corpo.
Agora ao teu lado, sinto o quando era limitada minha imaginação, tu és muito além do que tudo que meus pensamentos ousaram sonhar, meu encanto se fez em ti e minha vida agora é tua.

Enfim estamos juntos e a eternidade nos espera.



sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Velhas Histórias Novas Atitudes

 "Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles." (Augusto Cury)

Inicio de ano é época de se renovar; talvez sim ou talvez não. Nossos armários as vezes guardam coisas antigas a espera de atitudes novas, lembranças e sentimentos que não soubemos lidar com eles, mas que ainda podem tiram sorrisos de nossos rostos.
Precisamos sonhar mais. Gosto muito de um trecho do poema Autopsicografia de Fernando Pessoa que diz:


“O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente..”

Consegue entender uma pessoa fingindo, representando sentir algo que realmente sente? 
Sem nenhuma pretensão e mesmo não sendo um poeta, minha vida de sonhos é como este poema, se me permitem a ousadia de mudar algumas palavras. 

Sou um sonhador
Sonho tão profundamente
Que chego a sentir o sabor
O sabor de um alguém ausente...

Ficou péssimo eu sei, Fernando Pessoa onde estiver que me perdoe, mas há realidade nas palavras. Não adianta pensar que simplesmente mudando o calendário tudo se fará novo com nossos armários lotados de fatos inacabados, situações que poderiam mudar nossa vida se tivéssemos nos empenhado mais. 
Nunca é tarde e nem sempre olhar para trás nos tira o foco do futuro, muitas vezes é só o que precisamos para chegar onde queremos.
Mudar não é apenas buscar o que é novo, mas tomar atitudes diferentes com aquilo que já faz parte de nossas vidas. 
As vezes enchemos nossas gavetas com situações inacabadas, deixamos lá, perdidas para tentar esquecer ou na esperança que se resolvam sozinhas, não nos rendemos a elas com a franqueza necessária que deveríamos ter, as vezes falta-nos a atitude de assumir uma posição de humildade. 
"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento." (Clarice Lispector) 

Sim, viver ultrapassa qualquer entendimento, e uma coisa que aprendi sofrendo, foi que nada neste mudo é novo, tudo se repete e aquilo que não deu certo uma vez, não adianta olhar e ter as mesmas atitudes quando acontecer novamente, ou mudamos nossa forma de enfrenta-las ou o fracasso se repetirá.
"Isto que é aprender: Você repentinamente compreende algo que você soube durante toda sua vida, mas de um novo modo. (Doris Lessing)



quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

365 Oportunidades

Todo final de ano, apesar de ser uma época não muito agradável para algumas pessoas, devemos entender como um incentivo, uma oportunidade para rever seus conceitos e dar inicio a uma nova vida ou continuar seus projetos que já estão dando certo.

Uma época de renovo e esperança, o importante é nunca desanimar.
O primeiro dia do ano pode ser o primeiro de algo maravilhoso, mas todos os dias quando levantamos temos a oportunidade de fazer diferente, temos 365 dias, contando com o dia de hoje de oportunidades.
Muitas coisas vão acontecer em nossas vidas ou ao redor de nós com pessoas que nos importamos, a vida nos proporciona isto, a forma como reagimos é o que define como será resolvido os problemas.
Que neste ano tenhamos calma para entender o que não é tão compreendível, e paciência com situações que fogem, aparentemente, de nosso controle. O tempo é o senhor de todas as circunstancia.
Que neste ano tenhamos mais sorrisos do que lágrimas, e mesmo estas poucas que vierem a rolar por nossos rostos, seja de emoção e felicidade.




Todos os textos são registrados na Biblioteca Nacional e protegido pela lei de nª: 009610 de 19/02/1998. Sua reprodução só poderá ser feita mediante autorização.