“Não sei se escrevo crônicas, contos, poesias, piadas, verdades ou mentiras... Seja o que for, escreverei de forma breve como a vida....... Histórias breves de personagens breves que, em maior ou menor grau, são fragmentos do que sou e procuro eternizar.”

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Difícil Sentimento

As vezes temos a impressão de que não somos capazes de mudar o que sentimos.
Creio que realmente não.  Hoje ouvi algo que me chamou a atenção, já tinha ouvido em outro momento de outra pessoa, mas acho que a gente esquece das coisas....
A questão é:  O que nos leva a sentir algo é o pensamento, este sim, podemos mudar.

Só que é tão difícil ficar monitorando nossos pensamentos o tempo todo.... É cansativo, então preferimos ir pensando tudo o que vem a cabeça, sem controle, inconscientemente, enquanto isto vamos “criando” os sentimentos, que nem sempre são bons, visto que não fazemos o filtro dos pensamentos. 

As consequências são ainda mais desastrosas e cansativas, por muda a crença que criamos com nossos pensamentos e sentimentos negativos, não é nada fácil.

Preciso mudar meus sentimentos em relação a mim mesmo, portando, preciso mudar o pensamento.....  Mas não sei como...... Visto que o hábito de pensar indefinidamente já é  parte de mim.

É difícil mudar o pensamento a nosso respeito, em nosso favor. Pensar no melhor de nós.... Sempre precisamos de alguém para nos dizer o que queremos ouvir, para reconhecer nossos valores, nossas conquistas, nossa coragem de vencer os desafios....
Precisamos de alguém para massagear nosso ego....

Nessa dependência de alguém, o que nem sempre acontece, afinal ninguém tem a obrigação de saber que estamos “carentes”, fora que, muitas vezes, as pessoas estão mergulhadas em suas próprias carências.

Vamos permitindo baixar nossa autoestima e permitindo que os efeitos dela se materializem em nosso cotidiano, nossa vida.

Queria eu mesmo dizer as coisas que preciso ouvir....

Dizer que sou competente sim, e não preciso ficar com vergonha de nada... Dizer que, ainda que as pessoas tenham reações adversas e diversas, isto não é pessoal, não tem haver com meus desempenho..... Dizer que para mim que já fui e sou capaz de desafios ousados.....

Perguntar: O que pode acontecer de ruim?

Existe ruim?

Ou existe aprendizado?

O que o Dia Seguinte nos Trás

E o dia amanheceu como se fosse o dia seguinte, dos meus olhos que esta noite não se fecharam. 
Pensamentos que me fizeram companhia nesta noite escura dos mais simples aos mais elaborados, de situações que estão ao meu alcance e coisas que jamais resolverei.

O dia amanheceu, mas trouxe com ele o dia seguinte e é tão ruim quando isto acontece, porque a noite serve para dar um alivio renovando nossa força para mais um dia de coisas novas e outras nem tanto assim.
Quando o dia amanhece e traz com ele o dia seguinte, é como se tudo ficasse pendente e se acumulando em um “HD” imaginário limitado com capacidade mínima de armazenamento e com condições de processamento lento de tanto volume de informações.

Quando estava na universidade um professor me disse algo que não me esqueço... O que era mesmo? .. 
Bom, lembrei...  “Tudo que você estudou ontem faz parte do passado do qual vai tirar apenas uma pequena parte, o restante  só vai se lembrar para por no seu currículo, então se concentre apenas naquilo que vai levar consigo para o resto de sua vida.”

Assim é a vida, o ontem me serviu para tirar aquilo que me fortalecerá, o resto serão historias que um dia contarei (ou não), para meus filhos e netos.


Não se iluda, não existem respostas para tudo, muitas coisas em nossa vida só se resolvem com o tempo, enquanto esperamos podemos deixar guardados certos problemas em um local que não vá interferir no que estamos construindo neste novo dia para o nosso futuro.

Texto de: Guilherme Martins

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Sobre

Talvez a necessidade de criar este blog tenha nascido para extravasar os sentimentos, dizer “entre linhas” tudo aquilo que o coração grita.

Talvez seja para dizer dos sentimentos mais simples aos mais profundos como o amor, de forma transparente para alcançar todos os corações.

Posso escrever de amor, ou simplesmente da vida, mas sempre será com a intensidade da mais pura verdade.

Como a minha declaração:

Prometo estar sempre com você, de modo que possa sentir minha presença, mesmo a quilômetros de distância. Que meu coração esteja entrelaçado ao teu, de modo que possamos caminhas, evoluir, crescer, gostar, lutar e amar juntos. Te amo tanto!

Falando de minha pessoa:

Sabe o que mais gosto em mim?

Meu coração!
Não apenas por ele bater e fazer viver todo meu corpo, minha existência, mas por ele me dar a chance de ser assim, como sou... Uma pessoa que ama, que tem intensidade no que faz e que busca nas pessoas sempre o melhor.
Falei apenas das minhas qualidades, pois meus defeitos são vários, nenhum que me faça envergonhar, mas os reconheço com humildade porque não tenho medo de voltar atrás e recomeçar.



Desculpas



Quero te pedir desculpas porque talvez não te entendi, ou talvez deixei de compreender seus sentimentos tão sinceros.

A vida é tão complicada as vezes, em outros momentos a simplicidade é tão grande que nos confunde e embaralha nosso entendimento.

Qual a dificuldade para entender que só queremos amar e nos entregar ao que sentimos sem a culpa de magoar outras pessoas?

Minhas desculpas servem para ti porque não compreendi tudo o que passava dentro de sua cabeça, seus conflitos e sentimentos recolhidos a tanto tempo e que estão prontos para explodir colocando para fora tanto amor e compreensão.

Estas desculpas, também servem para te dizer que não acreditei em ti quando mais precisava de um ombro amigo para chorar e minhas mãos para aparar suas lágrimas.

Quando amamos uma pessoa sentimos por  ela um sentimento dos mais egoísta possível, um sentimento de posse que só não sufoca quando é correspondido, mas mesmo correspondido existem limites porque somos dois e não uma só pessoa  como muitos pensam quando amam.

Deixamos de ouvir e passamos a querer, demonstramos nosso amor com beijos, abraços e carinhos sem fim, mas deixamos de respeitar a individualidade e o espaço que existe dentro de nossas mentes.

Quero te pedir desculpas porque a minha felicidade não pode transformar em sua escravidão, mas a minha felicidade precisa entender o quanto tu é livre para voar, mas quero deixar bem claro que minha vida é o seu refugio que vive de portas abertas para te receber.

Texto de: Guilherme Martins inspirado em um pensamento de uma grande amiga, Sammy.
Todos os textos são registrados na Biblioteca Nacional e protegido pela lei de nª: 009610 de 19/02/1998. Sua reprodução só poderá ser feita mediante autorização.