“Não sei se escrevo crônicas, contos, poesias, piadas, verdades ou mentiras... Seja o que for, escreverei de forma breve como a vida....... Histórias breves de personagens breves que, em maior ou menor grau, são fragmentos do que sou e procuro eternizar.”

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Fé e Razão


Este não é um blog religioso ou que fale sobre religião e crenças, mas recentemente duas pessoas do meu convívio vivem a única situação na vida que, em determinadas situações, não depende unicamente de nós, a saúde.

É natural sempre que temos algum problema buscar ajuda em pessoas que entende do assunto, no caso da saúde temos os médicos, mas existem situações em que nem mesmo eles podem nos ajudar diretamente, mesmo assim não perdemos as esperanças.

Somos vulneráveis a tantas coisas, mas nossa maior vulnerabilidade está dentro de nós,  a nossa mente trabalhando descontrolada nos enchendo de pensamentos, infelizmente nem todos agradáveis, na maioria das vezes são pensamentos negativos que exploram apenas a nossa incapacidade.
Temos muita dificuldade em controlar nossos pensamentos, as vezes eles nos devoram aos poucos e queremos sumir, esquecer tudo de qualquer forma.

Parece uma redundância dizer, mas nossa mente exerce um poder muito grande sobre nós, as vezes de forma descontrolada e uma das coisa, ou poderia dizer que a única coisa capaz de parar nossa mente nos trazendo para a razão é a fé.
 Acredito firmemente que todos os medicamentos químicos que ingerimos, antes passam por nossa fé, a confiança em que eles darão certo e seus resultados serão positivos. Quando não conseguimos descansar nesta esperança, as chances que de acontecer são pequenas.

Acredito no poder da mente, no pensamento positivo porque isto faz com que possamos sorrir, comprovadamente o sorriso traz verdadeiros benefícios a nossa vida, mas nada supera os benefícios que a fé nos dá, uma fé verdadeira e direcionada.

O que são as religiões se não uma reunião de pessoas falhas, doentes, imperfeitas e, as vezes, desesperadas?

Mas a fé vai muito além disto, pois não se baseia em imperfeições, mas em uma forma superior a qual depositamos a certeza que é perfeita e transformadora, capaz de coisas “sobrenaturais de uma forma natural”.

A fé não te cobra nada em troca, a fé é depositada na graça a qual não não vem por méritos, e não conseguimos compreender em sua plenitude, mas é justamente por isto que se chama “fé”.

Hoje já é confirmado cientificamente que uma pessoa de fé desenvolve uma tolerância maior as doenças, consequentemente com menos sofrimentos.

Mas a pergunta que muitos se fazem é:  “Em que devemos ter fé se hoje existem várias religiões, seguimentos religiosos, seitas, misticismos e diversas outras coisas que não conhecemos?”

Posso dizer que na maioria delas existe uma unanimidade que é Deus. Cada uma delas enxergam de uma maneira a figura de Deus e tentam transmiti-la  da forma que entendem.

Por este motivo gostaria de sugerir que se existe esta unanimidade em muitas delas, porque então não vamos diretamente nesta Fonte, neste Poder superior e incompreendido para perguntar?
Nada nos impede e a humildade é fundamental nesta hora, em reconhecer que nada sabemos e precisamos de respostas, mas o Único que nos pode dar é Ele, Deus.

Deus é plenamente acessível e responde a quem O busca e o maravilhoso nisto é que as pessoas que estão lendo este texto agora não precisam acreditar em minha pessoa, nestas palavras,  porque tem a liberdade de perguntar diretamente a Ele neste instante.

Tenha fé, pois ela é a engrenagem que te faz entender que somos imperfeitos e não compreendemos tudo, que precisamos de ajuda exercitando nossa humildade.
Ore para Deus pedindo este entendimento, pois nenhuma oração volta vazia, muitas vezes não compreendemos no momento, mas a frente passamos a entender o porquê de certas coisas.

Não me interessa sua religião, não me importo em quantas “entidades” ou “santos” tu crê, o que me importa é dizer que nada disto ou nenhum deles existiriam sem a essência que é Deus, o Qual é Soberano sobre todas as coisas ou pessoas. O maravilhoso é que tu tens plenas condições e privilégio de conversar diretamente com Ele, sem intermediários.


Termino com uma pequena oração:
Senhor Deus, faça com que eu não caia nas mentiras destes exploradores da fé e não deixe que o meu “achometro” me faça ser prepotente ao ponto de pensar que entendo a Sua grandeza, me coloca onde Tu achar que devo estar e me dê a graça da sua proteção me livrando destas doenças e problemas que a vida nos impõe.  Amém.

Guilherme Martins

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os textos são registrados na Biblioteca Nacional e protegido pela lei de nª: 009610 de 19/02/1998. Sua reprodução só poderá ser feita mediante autorização.