“Não sei se escrevo crônicas, contos, poesias, piadas, verdades ou mentiras... Seja o que for, escreverei de forma breve como a vida....... Histórias breves de personagens breves que, em maior ou menor grau, são fragmentos do que sou e procuro eternizar.”

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Preconceito

Talita e Guilherme
Os mais antigos costumavam usar um termo que hoje em dia, a nossa geração não está familiarizado com ele. O termo em questão é: “Faca de dois gumes.”
O que quer dizer isto?
Sempre que se falava de um assunto onde poderia surtir prejuízo para os dois lados, este termo era utilizado, como exemplo:  “Este assunto que vamos abordar aqui é uma faca de dois gumes.”
Realmente é isto, este assunto é como uma faca com fios afiados dos dois lados e geralmente fere todos se não houver tolerância. 

O Preconceito.

Faca de dois gumes (corte dos dois lados)
O que é o preconceito?

Segundo o site significados.com , “ Preconceito é um juízo pré-concebido, que se manifesta em uma  atitude discriminatória, perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento. É uma ideia formada antecipadamente e que não tem fundamento sério.”

Pior do que ler sobre o preconceito, é ser vitima dele, geralmente isto acontece por pessoas próximas e por isto dói muito mais, com toda certeza.

Se posso dar um conselhos aos preconceituosos diria que tudo que escolhemos fazer ou ser em nossa vida cabe única e exclusivamente a pessoa em questão. Todas as pessoas devem ser donas e responsáveis por suas escolhas, mas quando escolhemos viver “diferente” do que é a tradição, também devemos levar em consideração e respeitar, ninguém é obrigado a aceitar suas atitudes e escolhas, sendo assim, os dois lados devem respeitar-se e cada um conviver com as responsabilidades de suas escolhas.

Uma pessoa com pensamentos mais tradicionais não pode ou deve descriminar quem escolhe viver diferente, mas o contrário também é verdadeiro, quem escolhe viver de forma “diferente”, não pode impor suas escolhas e obrigar que outras o aceitem, a única coisa que podemos e devemos cobrar é o respeito, todos mereceremos ser respeitados diante de nossas escolhas.

O que vejo hoje em dia é manifestação de preconceitos dos dois lados, um querendo impor suas escolhas e o outro não aceitando as mudanças, o importante é que haja tolerância e respeito, cada um vive como achar melhor, desde que assumam suas responsabilidades.

Este vídeo traz uma letra bem pesada sobre o preconceito e até onde pode chegar a intolerância, mas é bom analisar os dois lados, posições e atitudes. 




Reflexão de: Talita Zanardo e Guilherme Martins
Pra seguir no Twitter CLIQUE AQUI
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os textos são registrados na Biblioteca Nacional e protegido pela lei de nª: 009610 de 19/02/1998. Sua reprodução só poderá ser feita mediante autorização.